quinta-feira, 6 de outubro de 2011

A revolução das mulheres

Oi gente!
Eu estava estudando ontem, para a prova de História que teve hoje, e vi uns textos interessantes sobre as mulheres antigamente, o que mudou e tal!
Bom, vou postar aqui:

- A revolução das mulheres

° As mulheres eram consideradas inferiores.
Durante muito tempo, homens e mulheres foram tratados de modos diferentes. As mulheres eram consideradas frágeis e inferiores aos homens. Eles, geralmente, eram criados para serem chefes de família e sustentá-la. Os homens podiam realizar diverssas atividades, como ser médico, advogado, fazendeiro, comerciante etc. Somente os homens podiam votar e se candidatar a um cargo político.
Na maioria dos casos, a opnião da mulher não era considerada, pois a decisão cabia ao pai ou ao marido. As mulheres de famílias mais ricas deveriam apenas realizar atividades domésticas e criar os filhos. As mulheres mais pobres, além de cuidar da casa e da família, tinham que trabalhar fora como domésticas ou operárias para sobreviver.

° A luta das mulheres.
Em uma fábrica em Nova York, nos Estados Unidos, em 8 de março de 1857, um grupo de mulheres reivindicou melhores condições de trabalho. No episódio, cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Atualmente, em homenagem a elas, comemora-se o Dia Internacional da Mulher, no dia 8 de março.

°Uma realidade em transformação
No Brasil, nas primeiras décadas do século XX, a situação da mulher começou a mudar aos poucos.
Algumas moças passaram a lutar por igualdade com os homens e por independência, adotando comportamentos ousados para a época, como usar roupas mais justas e cortes de cabelo curto, fazer ginástica e realizar atividades consideradas masculinas. Andar sozinha na rua era considerado um atrevimento, pois as mulheres desacompanhadas eram malvistas pelas pessoas.
Com o tempo, as mulheres se organizaram em grupos, protestaram e conseguiram modificar certos costumes que eram desfavoráveis a elas. Até hoje há movimentos de mulheres que buscam a completa conquista de igualdade com os homens.

Tomara que tenham gostado, comentem!
Beijos =*

2 comentários:

  1. EE CAIO ISSO NA PROVA , E A PROVA FOI FACINHA

    ResponderExcluir
  2. Sim!
    Concerteza. . . Ela estava muito simples! Mas tb, agente estudou, se não ela estaria SUPER, HIPER, MEGA COMPLICADA! =P
    Bjos!!!
    Nicole =)

    ResponderExcluir

Respeito nunca é demais!
Comentários estúpidos, críticos e ofensivos, serão definitivamente excluídos deste blog.
Ah... Se vc tiver um blog, pf deixe a ULR dele em baixo do seu comentário, viu?!
Não prometemos que pulblicaremos Tags, só se estivermos com tempo livre! Aceitamos Selinhos!
Obrigada!